Atendimento: (11) 9.9441-4011 | contato@eb5parabrasileiros.com

O VISTO EB-5 OFERECE UM ABRIGO SEGURO PARA OS BRASILEIROS

Os chamados HNWI (indivíduos de alto nível de patrimônio líquido pessoal) do Brasil estão querendo cada vez mais deixar o país. E o programa de visto de investimento dos EUA pode ajudá-los a plantar raízes em uma nova terra. 

No início deste ano, o executivo de e-commerce Marcelo Caio Correa de Melo ouviu um estrondo do lado de fora de seu escritório no Rio de Janeiro. “Foi uma granada disparada por criminosos que fugiam da polícia”, disse ele ao Wall Street Journal. Seu pai foi assaltado alguns meses depois. Agora, de Melo está deixando seu país de origem, levando sua esposa e filhos com ele e emigrando. 

Ele não está sozinho. Todo o Brasil tem sido atormentado nos últimos dois anos por escândalos políticos, déficits de financiamento público, um declínio econômico maciço e outras turbulências. A economia está crescendo a um pequeno nível de 1,47%, e deve desacelerar este ano. O desemprego em todo o país em janeiro de 2019 aumentou para 12%. 

A turbulência está levando indivíduos de alta renda a buscar melhores horizontes – mesmo que tenham que sair do país para encontrá-los. Cerca de 2.000 milionários brasileiros deixaram o país em 2017, de acordo com o Global Wealth Migration Review, um relatório conjunto da New World Wealth e do AfrAsia Bank, uma empresa de pesquisa de mercado sediada em Johanesburgo. 

Esse é um percentual robusto dos 165.000 domicílios com alto patrimônio líquido pesquisados no Brasil pela Capgemini Financial Services. E isso ajudou a classificar o Brasil entre os sete principais países com evasão de milionários no ano passado. 

Muitos estão partindo para Portugal. Acredita-se que cerca de 85.000 brasileiros vivam no outro único país do mundo onde o português é o idioma principal. Ao mesmo tempo, os brasileiros estão cada vez mais desembarcando nos Estados Unidos, segundo principal destino de emigrantes brasileiros de alto patrimônio líquido. 

Mais emigrados ricos podem, em breve, se juntar àqueles que já se foram. Segundo uma agência de pesquisas brasileira informou recentemente, apenas mais da metade dos cidadãos mais ricos do Brasil querem deixar o país. 

Mas cerca de 15% dos 2.000 brasileiros ricos que deixaram seu país natal no ano passado vieram para os Estados Unidos por meio do programa de visto para investidores EB-5, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA. 

O EB-5 significa “quinta preferência baseada no emprego” e é alternativamente chamado “visto de investidor imigrante”. Para se qualificar, os investidores estrangeiros devem investir pelo menos US $ 500.000 em um projeto imobiliário que crie no mínimo 10 novos empregos. Os benefícios podem ser grandes. Através do EB-5, os estrangeiros que investem em novos projetos nos EUA podem receber residência permanente, assim como seus familiares diretos. Eles também, é claro, terão participação no mercado imobiliário norte-americano. 

Devido a essa oportunidade de mercado, os brasileiros têm sido cada vez mais atraídos pelos vistos EB-5 nos últimos anos. O número de vistos EB-5

emitidos para os brasileiros aumentou 88% em relação a 2016 e 729% em relação a 2015. No ano passado, o Brasil foi o terceiro país em vistos EB-5, atrás do Vietnã e, claro, da China, que liderou os pedidos de EB- 5. 

“Haviam 282 vistos de imigrantes concedidos à brasileiros no ano passado e muitos mais devem ser concedidos no futuro”, diz Manuel Ortiz, diretor de EB-5 do Civitas Capital Group, uma empresa de gestão de ativos com sede em Dallas que ajuda os brasileiros a encontrar investimentos EB-5. “O interesse no EB-5 é incrivelmente alto no Brasil agora porque os benefícios para os brasileiros que chegam aos EUA também são altos.” 

Um exemplo desse interesse: em setembro passado, mais de 250 executivos compareceram em Manaus, a capital da região do Amazonas, para uma apresentação sobre como obter o visto EB-5. 

Para aqueles que estão pensando em se juntar às crescentes fileiras de candidatos brasileiros ao EB-5, há várias coisas que fazem do EB-5 uma escolha especialmente atraente no momento. 

UM: O caminho para a cidadania 

Com um visto EB-5, um cidadão estrangeiro pode obter o Green Card que permite o status de residente permanente nos EUA. Os cidadãos estrangeiros também podem ser colocados em um caminho para a cidadania permanente dos EUA. Membros da família imediata de portadores de visto EB-5 – incluindo cônjuges e filhos menores de 21 anos – são elegíveis para os mesmos benefícios. 

Qualquer pessoa com um Green Card pode morar, trabalhar ou se aposentar em qualquer lugar dos EUA, assim como cidadãos americanos. 

DOIS: A incerteza política nos EUA pode tornar o EB-5 mais caro no futuro próximo. 

O governo dos EUA limita novos vistos EB-5 a 10.000 por ano e, embora o programa tenha sido estendido por um período temporário, juntamente com os gastos que financiam a maior parte do governo dos EUA, uma extensão de longo prazo é provável ainda este ano, mas com um aumento no investimento mínimo dos atuais US $ 500.000. 

Isso poderia tornar a obtenção de um EB-5, mais cedo ou mais tarde, um movimento que economiza dinheiro.

TRÊS: Os brasileiros detentores de vistos EB-5 encontrarão nos EUA uma comunidade que já reconhecem. 

Cerca de um milhão dos três milhões de brasileiros que se acredita morarem no exterior já residem nos EUA. E fortes laços financeiros existem entre os EUA e o Brasil. O estado da Flórida, onde muitos brasileiros escolheram morar, tem uma enorme relação comercial com o Brasil. Cerca de US $ 18,6 bilhões em fluxos totais de negócios entre a nação sul-americana e o estado – a maior conexão da Flórida com um único país. Os dois lugares mais populares para realocação de brasileiros, fora de Portugal, são Miami e Orlando.

Isso significa que os investidores brasileiros que obtiverem vistos EB-5 poderão alavancar uma comunidade empresarial junto a seus colegas brasileiros, que já estão trabalhando nos EUA. 

“Para os brasileiros, o Visto EB-5 permite o acesso a investimentos em imóveis nos EUA, residência nos EUA e potenciais conexões com um grande grupo de pessoas com quem têm muito em comum”, diz Ortiz.” Isso é uma grande vantagem para os brasileiros detentores do EB-5.” 


Manuel F. Ortiz 
Diretor de Relações com Investidores Civitas Capital Group
manuel.ortiz@civitascapital.com

Deixe uma resposta

Fechar Menu
1
Olá,
Estamos pronto para atende-lo(a)!
Powered by